quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Os atos de alguns apóstolos

OS ATOS DOS APÓSTOLOS APÓCRIFOS


José Aristides da Silva Gamito


Introdução

Além dos Atos dos Apóstolos do Novo Testamento, existem muitos outros textos antigos com o título de “atos”. Eles contam a história dos apóstolos. São vários e alguns não recebem necessariamente o título de atos. Os atos são texto narrativo de gênero literário similar ao romance.
A lista que apresentamos neste pequeno artigo contém apenas partes desses atos, muitos outros são encontrados.

Apresentação dos atos apócrifos

A seguir elencamos alguns atos apostólicos: Atos de João, Atos de André, Atos de Paulo, Atos de Pedro, Atos de Tecla e Atos de Tomé. Comentaremos um pouco sobre cada um deles.
Os Atos de João descrevem as viagens de João na Ásia Menor e seus milagres. É um texto atribuído a Leukoios Karinos e foi escrito provavelmente no século II. Os Atos de André são do século II ou III e narram a atividade evangelizadora do apóstolo na Ásia Menor. Os Atos de Paulo contam suas atividades em várias cidades, inclusive, sua morte em Roma. Os Atos de Paulo contam, por sua vez, a atividade de Pedro em Roma, sua morte na cruz e diversos milagres.
Os Atos de Tecla contam a história de uma amiga de Paulo chamada Tecla. Ela foi pregadora e exerceu liderança apostólica. Os Atos de Tomé narram a viagem e a evangelização de Tomé na Índia.

Considerações finais

Os atos apostólicos apócrifos contêm narrativas diversas que partem desde possibilidades históricas até mesmo narrativas totalmente incríveis. Porém, muitas informações sobre a vida dos apóstolos provêm desses textos.

Referências

ADRIANO FILHO, José. Atos Apócrifos dos Apóstolos: Subversão para com o Império. Anais do Congresso ANPTECRE, v. 05, 2015, p. 217.

FARIAS, Jacir de Freitas. A Vida e Atos dos Apóstolos: segundo Atos Apostólicos Apócrifos.  Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/Ribla/article/.../5556 Acesso em 06 dez. 2017.





Nenhum comentário:

Postar um comentário