OS
APOCALIPSES DE NAG HAMMADI
Introdução
Os
cristãos contemporâneos comumente conhecem como apocalipse, o Apocalipse de
João. Mas ele é apenas um exemplo de vários textos do cristianismo primitivo com
este nome. São textos com visões apocalípticas dos fins dos tempos e outras
visões sobre o segredo do reino divino.
Há
textos apocalípticos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento e
também em textos apócrifos. Abaixo elencamos os apocalipses de Nag Hammadi.
Apresentação
dos apocalipses
Dentre
os textos descobertos em Nag Hammadi, no Egito, há cinco apocalipses. São eles:
Apocalipse de Paulo, 1º Apocalipse de Tiago, 2º Apocalipse de Tiago, Apocalipse
de Adão e Apocalipse de Pedro.
O
Apocalipse de Paulo mostra o
apóstolo ascendendo ao céu para receber uma revelação sobre o destino da alma
após a morte. É datado do final do século IV. Segundo Bart Ehrman, a descrição
de céu e inferno propagada no ocidente deve muito a essas tradições.
O
1º Apocalipse de Tiago pode ser
provavelmente do século III. Ele contém revelações do Salvador antes da Paixão
e depois da ressurreição. Aparece neste a ascensão da alma depois da morte. Esta
uma marca característica dos apocalipses. O 2º Apocalipse do Tiago também tem
revelações de Jesus a Tiago e uma batalha contra o criador do mundo material e
seus arcontes é a idéia central.
O
Apocalipse de Adão pode ser situado
como originário do século II ou I. O
destinatário da revelação nesta obra é Set, filho de Adão. Ele contém
características comuns com a literatura apocalíptica judaica.
A
versão conhecida do Apocalipse de Pedro
foi encontrada numa tradução etíope. Ele
apresenta um discurso de Jesus aos seus discípulos, descrevendo uma jornada ao céu
e ao inferno e os eventos terríveis do julgamento final. Foi texto utilizado
como Escrituras pelos antigos cristãos.
Considerações
finais
Os
textos canônicos não eram os únicos textos do ambiente judaico e cristão, eles
são apenas um recorte de uma vasta literatura religiosa, da qual alguns
ganharam o status de Escrituras
Sagradas. O estudo aprofundado do Apocalipse de João pressupõe o conhecimento
da literatura apocalíptica.
Referências
CHAVES, Julio César Dias. The Nag Hammadi Apocalyptic Corpus: Delimitation
and Analysis. Québec: Université Laval, 2007.
EHRMAN, Bart D. Lost Scriptures: Books that Did not in
to the New Testament. Oxford/New York: Oxford University Press, 2003.
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