quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Os Apocalipses além de João

OS APOCALIPSES DE NAG HAMMADI


José Aristides da Silva Gamito

Pintura medieval.
Introdução

Os cristãos contemporâneos comumente conhecem como apocalipse, o Apocalipse de João. Mas ele é apenas um exemplo de vários textos do cristianismo primitivo com este nome. São textos com visões apocalípticas dos fins dos tempos e outras visões sobre o segredo do reino divino.
Há textos apocalípticos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento e também em textos apócrifos. Abaixo elencamos os apocalipses de Nag Hammadi.

Apresentação dos apocalipses

Dentre os textos descobertos em Nag Hammadi, no Egito, há cinco apocalipses. São eles: Apocalipse de Paulo, 1º Apocalipse de Tiago, 2º Apocalipse de Tiago, Apocalipse de Adão e Apocalipse de Pedro.
O Apocalipse de Paulo mostra o apóstolo ascendendo ao céu para receber uma revelação sobre o destino da alma após a morte. É datado do final do século IV. Segundo Bart Ehrman, a descrição de céu e inferno propagada no ocidente deve muito a essas tradições.
O 1º Apocalipse de Tiago pode ser provavelmente do século III. Ele contém revelações do Salvador antes da Paixão e depois da ressurreição. Aparece neste a ascensão da alma depois da morte. Esta uma marca característica dos apocalipses. O 2º Apocalipse do Tiago também tem revelações de Jesus a Tiago e uma batalha contra o criador do mundo material e seus arcontes é a idéia central.
O Apocalipse de Adão pode ser situado como originário do século II ou I.  O destinatário da revelação nesta obra é Set, filho de Adão. Ele contém características comuns com a literatura apocalíptica judaica.
A versão conhecida do Apocalipse de Pedro foi encontrada numa tradução etíope.  Ele apresenta um discurso de Jesus aos seus discípulos, descrevendo uma jornada ao céu e ao inferno e os eventos terríveis do julgamento final. Foi texto utilizado como Escrituras pelos antigos cristãos.

Considerações finais


Os textos canônicos não eram os únicos textos do ambiente judaico e cristão, eles são apenas um recorte de uma vasta literatura religiosa, da qual alguns ganharam o status de Escrituras Sagradas. O estudo aprofundado do Apocalipse de João pressupõe o conhecimento da literatura apocalíptica.

Referências

CHAVES, Julio César Dias.  The Nag Hammadi Apocalyptic Corpus: Delimitation and Analysis. Québec: Université Laval, 2007.

EHRMAN, Bart D.  Lost Scriptures: Books that Did not in to the New Testament. Oxford/New York: Oxford University Press, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário