OS
APOCALIPSES APÓCRIFOS
José
Aristides da Silva Gamito
Introdução
Os
cristãos contemporâneos comumente conhecem como apocalipse, o Apocalipse de
João. Mas ele é apenas um exemplo de vários textos do cristianismo primitivo
com este nome. São textos com visões apocalípticas, mesmo que nem todos tenham
este título. Os apocalipses são um gênero literário que se caracteriza pelas
revelações sobre os últimos acontecimentos da história, sobre os segredos do
além-mundo com descrições do céu e do inferno e concepções sobre a origem do
mal e do pecado (SCNEEMELCHER, 2003, p. 549).
Há
textos apocalípticos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento e
também em textos apócrifos. Os apocalipses cristãos se preocupam com o final
dos tempos e sobre como seriam o céu e o inferno. O cristianismo primitivo
viveu uma fase de preocupação com os fins dos tempos e com a volta imediata de
Jesus e isso gerou muitos textos sobre visões e revelações. Abaixo elencamos
alguns apocalipses, muitos deles só foram conhecidos a partir das descobertas de
Nag Hammadi.
Apresentação
dos apocalipses
Dentre
os textos descobertos em Nag Hammadi, no Egito, há cinco apocalipses. São eles:
Apocalipse de Paulo, 1º Apocalipse de Tiago, 2º Apocalipse de Tiago, Apocalipse
de Adão e Apocalipse de Pedro. Nesta
lista, acrescentamos outros também:
Apocalipse de Pedro: É
um texto da primeira metade do século II, escrito no Egito, conhecido
atualmente através de uma versão etíope. O cânone muratoriano, uma das listas
mais antigas sobre os textos sagrados do NT, o inclui como escritura sagrada.
Clemente de Alexandria também o considera. O apocalipse apresenta um discurso
de Jesus aos seus discípulos, descrevendo uma jornada ao céu e ao inferno e os
eventos terríveis do julgamento final. Há outro texto com o mesmo título
pertencente aos cristãos gnósticos.
Apocalipse de Paulo: O
apocalipse mostra o apóstolo ascendendo ao céu para receber uma revelação sobre
o destino da alma após a morte. É datado do final do século IV. Segundo Bart
Ehrman, a descrição de céu e inferno propagada no ocidente deve muito a essas
tradições.
1º Apocalipse de Tiago:
pode ser provavelmente do século III. Ele contém revelações do Salvador antes
da Paixão e depois da ressurreição. Aparece neste a ascensão da alma depois da
morte. Esta uma marca característica dos apocalipses. O 2º Apocalipse do Tiago
também tem revelações de Jesus a Tiago e uma batalha contra o criador do mundo
material e seus arcontes é a idéia central.
O
Apocalipse de Adão pode ser situado
como originário do século II ou I. O
destinatário da revelação nesta obra é Set, filho de Adão. Ele contém
características comuns com a literatura apocalíptica judaica.
Apocalipse
de Maria: É um texto tardio do século IX, contém as visões de Maria sobre
os condenados sofrendo torturas no inferno. Há um segundo Apocalipse de Maria
do século VII.
Além
destes, termos os seguintes apocalipses: Apocalipses de João (em três versões,
séculos V, VI e XI), Apocalipse de Estêvão (também chamado de Revelatio Sancti Stephani), Apocalipse
de Tomé (texto do século V).
Considerações
finais
Os
textos canônicos não eram os únicos textos do ambiente judaico e cristão, eles
são apenas um recorte de uma vasta literatura religiosa, da qual alguns
ganharam o status de Escrituras
Sagradas. O estudo aprofundado do Apocalipse de João pressupõe o conhecimento
da literatura apocalíptica. Muitos problemas de interpretação do Apocalipse de
João provêm do desconhecimento de todo o gênero apocalíptico.
O
homem religioso sempre teve curiosidade sobre o seu destino e sobre fim da
humanidade. Autores de alguns ramos do judaísmo e do cristianismo usaram a
imaginação para descrever como seria a consumação da história. Esses textos
foram recebidos pela curiosidade popular com muito “terrorismo”. Mas se o leitor
compreender os usos das imagens, símbolos e mitos contidos neste texto terá uma
visão mais confortável destes textos.
Referências
CHAVES, Julio
César Dias. The Nag Hammadi Apocalyptic Corpus: Delimitation and Analysis. Québec: Université Laval, 2007.
EHRMAN, Bart D. Lost Scriptures: Books that Did not in
to the New Testament. Oxford/New York: Oxford University Press, 2003.
SCHNEEMELCHER, Wilhelm. New Testament Apocrypha. Volume Two: Writings Related to Apostles;
Apocalypses and Related Subjects. Louisville; Kentucky: Westminster John Knox
Press, 2003.
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