quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Série Christianitates - Os apocalipses apócrifos 05



OS APOCALIPSES APÓCRIFOS

José Aristides da Silva Gamito

Introdução

Os cristãos contemporâneos comumente conhecem como apocalipse, o Apocalipse de João. Mas ele é apenas um exemplo de vários textos do cristianismo primitivo com este nome. São textos com visões apocalípticas, mesmo que nem todos tenham este título. Os apocalipses são um gênero literário que se caracteriza pelas revelações sobre os últimos acontecimentos da história, sobre os segredos do além-mundo com descrições do céu e do inferno e concepções sobre a origem do mal e do pecado (SCNEEMELCHER, 2003, p. 549).
Há textos apocalípticos tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento e também em textos apócrifos. Os apocalipses cristãos se preocupam com o final dos tempos e sobre como seriam o céu e o inferno. O cristianismo primitivo viveu uma fase de preocupação com os fins dos tempos e com a volta imediata de Jesus e isso gerou muitos textos sobre visões e revelações. Abaixo elencamos alguns apocalipses, muitos deles só foram conhecidos a partir das descobertas de Nag Hammadi.

Apresentação dos apocalipses

Dentre os textos descobertos em Nag Hammadi, no Egito, há cinco apocalipses. São eles: Apocalipse de Paulo, 1º Apocalipse de Tiago, 2º Apocalipse de Tiago, Apocalipse de Adão e Apocalipse de Pedro.  Nesta lista, acrescentamos outros também:
Apocalipse de Pedro: É um texto da primeira metade do século II, escrito no Egito, conhecido atualmente através de uma versão etíope. O cânone muratoriano, uma das listas mais antigas sobre os textos sagrados do NT, o inclui como escritura sagrada. Clemente de Alexandria também o considera. O apocalipse apresenta um discurso de Jesus aos seus discípulos, descrevendo uma jornada ao céu e ao inferno e os eventos terríveis do julgamento final. Há outro texto com o mesmo título pertencente aos cristãos gnósticos.
Apocalipse de Paulo: O apocalipse mostra o apóstolo ascendendo ao céu para receber uma revelação sobre o destino da alma após a morte. É datado do final do século IV. Segundo Bart Ehrman, a descrição de céu e inferno propagada no ocidente deve muito a essas tradições.
1º Apocalipse de Tiago: pode ser provavelmente do século III. Ele contém revelações do Salvador antes da Paixão e depois da ressurreição. Aparece neste a ascensão da alma depois da morte. Esta uma marca característica dos apocalipses. O 2º Apocalipse do Tiago também tem revelações de Jesus a Tiago e uma batalha contra o criador do mundo material e seus arcontes é a idéia central.
O Apocalipse de Adão pode ser situado como originário do século II ou I.  O destinatário da revelação nesta obra é Set, filho de Adão. Ele contém características comuns com a literatura apocalíptica judaica.
 Apocalipse de Maria: É um texto tardio do século IX, contém as visões de Maria sobre os condenados sofrendo torturas no inferno. Há um segundo Apocalipse de Maria do século VII.
Além destes, termos os seguintes apocalipses: Apocalipses de João (em três versões, séculos V, VI e XI), Apocalipse de Estêvão (também chamado de Revelatio Sancti Stephani), Apocalipse de Tomé (texto do século V).

Considerações finais

Os textos canônicos não eram os únicos textos do ambiente judaico e cristão, eles são apenas um recorte de uma vasta literatura religiosa, da qual alguns ganharam o status de Escrituras Sagradas. O estudo aprofundado do Apocalipse de João pressupõe o conhecimento da literatura apocalíptica. Muitos problemas de interpretação do Apocalipse de João provêm do desconhecimento de todo o gênero apocalíptico.
O homem religioso sempre teve curiosidade sobre o seu destino e sobre fim da humanidade. Autores de alguns ramos do judaísmo e do cristianismo usaram a imaginação para descrever como seria a consumação da história. Esses textos foram recebidos pela curiosidade popular com muito “terrorismo”. Mas se o leitor compreender os usos das imagens, símbolos e mitos contidos neste texto terá uma visão mais confortável destes textos.


Referências

CHAVES, Julio César Dias.  The Nag Hammadi Apocalyptic Corpus: Delimitation and Analysis. Québec: Université Laval, 2007.

EHRMAN, Bart D.  Lost Scriptures: Books that Did not in to the New Testament. Oxford/New York: Oxford University Press, 2003.

SCHNEEMELCHER, Wilhelm. New Testament Apocrypha. Volume Two: Writings Related to Apostles; Apocalypses and Related Subjects. Louisville; Kentucky: Westminster John Knox Press, 2003.


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