TACIANO: O EDITOR DA UNIFICAÇÃO DOS QUATRO EVANGELHOS
José
Aristides da Silva Gamito
Antes da primeira definição do
cânone do Novo Testamento em 393, no Concílio de Hipona, houve várias
tentativas de escrever sobre os ensinamentos e a biografia de Jesus. Os quatro
evangelhos mais populares, que entrariam para o cânone, passaram por duas
propostas editoriais notáveis. Marcião recomendava o uso de único evangelho (o Evangelion). Ester seria um texto
expurgado de doutrinas contraditórias (na acepção de Marcião). A segunda ideia foi
a resolver o problema da multiplicidade de evangelhos proposta por Taciano, o Assírio,
(120-172). Este foi ouvinte de Justino Mártir (100-165). Percebendo que era
desnecessária e discrepante a existência de quatro narrativas evangélicas, ele propôs
uma edição que juntava esses textos e lhes conferia uma sequência lógica e
organizada.
A edição harmonizada de Taciano
ficou conhecida por Diatessaron. Esta
edição unificada dos evangelhos foi recebida e utilizada na Síria até o século
V. A partir do século V, os bispos locais tomaram a decisão de seguir os quatro
evangelhos como as outras igrejas seguiam. Rábula de Edessa (350-435) e
Teodoreto de Cirro (393-466) recomendaram que fossem utilizados os quatro
evangelhos em suas dioceses e que as cópias do Diatessaron fossem recolhidas. Sobreviveram duas traduções desta
edição e que chegaram até nossos dias: Uma armênia e outra árabe.
A utilização do evangelho editado de
Taciano ocorreu do século II ao século V e seu uso foi bastante difundido na
Síria que Teodoreto de Cirro conta que encontrou duzentas cópias dele. Considerando
o processo de reprodução de textos da época é um grande número. A versão
encontrada em uso por Teodoreto provavelmente era em siríaco, língua local.
Efrém da Síria (306-376) compôs um comentário sobre o Diatessaron. Este fato indica que o uso do texto era consensual nas
igrejas siríacas.
Referência
Tatian. Disponível em: <http://www.earlychristianwritings.com/info/tatian-wace.html>.
Acesso em 02 ago. 2018.
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