quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Os apócrifos relacionados com o Antigo Testamento


Manuscritos do Mar Morto.

Existem muitos outros livros apócrifos relacionados com o Antigo Testamento, selecionados alguns:

2º BARUQUE: Este livro apresenta Baruque como um profeta e contém orações, lamentações e visões. A obra inclui o Apocalipse de Baruque. O texto pode ser uma reação à queda de Jerusalém do ano 70 d. C.
4º ESDRAS: É também chamado de Apocalipse de Esdras. A obra fala de sete visões de Esdras, nas quais ele faz um questionamento e o arcanjo Uriel aparece para responder suas dúvidas. O livro pode ser uma resposta à destruição de Jerusalém. O texto pode ter sido escrito em torno de 90 a 96 d. C.
3° MACABEUS: É uma narrativa da perseguição contra os judeus na época do rei Ptolomeu IV entre 222 a 205 a. C. É uma representação de uma época anterior à História Macabaica. Este livro é reconhecido como deuterocanônico pelas Igrejas Ortodoxas Grega e Russa.
ENOQUE: É um texto apocalíptico atribuído ao patriarca Enoque. Ele foi escrito entre 170 e 64 antes de Cristo. Algumas reminiscências deste livro aparecem na Epístola de Judas (13-15).
ASSUNÇÃO DE MOISÉS: O livro narra a história do mundo desde Adão até o tempo do autor, contém uma história em que Satanás disputa com o arcanjo Miguel o corpo de Moisés. Deve ter sido escrito entre 3 a. C. a 30 d. C. É citado na Epístola de Judas (1, 19).
TESTAMENTO DOS DOZES PATRIARCAS: A obra trata da ordem dos doze patriarcas, filhos de Jacó, antes da morte. Cada patriarca conta sua vida, suas virtudes e seus vícios e aconselha os leitores a seguirem seus exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário