quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Os cânones bíblicos orientais: Quantos são os livros inspirados por Deus?



 
1.    Introdução

Desde a Reforma Protestante, foi reacendido um antigo debate sobre quais livros seriam, de fato, inspirados por Deus. A Igreja Católica manteve o cânone mais longo chamado de “alexandrino”, enquanto, os protestantes optaram pelo mais curto chamado de “palestinense”. Segundo uma tradição, os judeus fixaram seu cânone no Concílio de Jâmnia, nos fins do século I, excluindo os livros em grego que estavam incorporados na Septuaginta. Os reformadores seguiram a lista do cânone palestinense, porém, eles mantiveram os livros deuterocanônicos como apêndice. Eles os consideraram como instrutivos.
Por mais que haja uma tentativa de simplificação desta questão, na verdade, o assunto é mais complexo. Os cânones nunca tiveram fronteiras muito definidas.  Os primeiros cristãos utilizaram muitos livros além dos atuais cânones ocidentais. Os critérios para classificar os livros variaram de uma tradição eclesial para outra. Determinar o que Deus inspirou ou não é uma questão muito subjetiva e foi pensada de diversos modos na história. Portanto, a canonização dos livros dependeu de condições históricas e sociais específicas e que variaram de uma região para outra. É processo resultante do consenso das igrejas.

2.    Os cânones bíblicos orientais

A questão do cânone é mais complexa do que se imagina, além dos dois cânones em vigor no Ocidente, outras listas de livros são seguidas no Oriente.
Cânone de Igreja Ortodoxa Etíope: Ele contém todos os livros do cânone católico e acrescenta no Antigo Testamento: Jubileus, Enoque, 2º Esdras, Esdras Sutuel, 3º Macabeus, Tegsats (Repreensão), Livro de Josefas, filho de Bengorion e Salmo 151. No Novo Testamento, além dos canônicos ocidentais, há também Livro da Ordem, Livro do Arauto, Gitsew, Abtilis, 1º Livro de Dominos, 2º Livro de Dominos, 1ª Clemente e Didascália. São 46 do Antigo Testamento e 35 no Novo Testamento.[1]
Nas demais Igrejas Ortodoxas, há algumas variações. São aceitos como apêndice o 4º Macabeus, a Oração de Manassés no final de 2º Crônicas. Na Igreja Ortodoxa Russa, inclui-se o 3º Esdras.[2] Esta Igreja deixou a inclusão do cânone alexandrino como facultativo.[3]

Referências:
KLEIN, Carlos Jeremias. O Cânon do Antigo Testamento nas igrejas cristãs. Revista Eletrônica Correlatio v. 11, n. 21, p. 163-181, 2012.
PODHAJSKI, Maksym. Biblical Canon: Formation & Variations in Different Christian Traditions. Rocznik Teologii Katolickiej, tom XVI/3, rok, p. 37-52, 2017.


[1][1] Conferir cânon da Igreja Etíope: https://www.ethiopianorthodox.org/english/canonical/books.html. Acesso em 12 set. 2019.
[2] PODHAJSKI, Maksym. Biblical Canon: Formation & Variations in Different Christian Traditions. Rocznik Teologii Katolickiej, tom XVI/3, rok 2017, p. 37-52.
[3] KLEIN, Carlos Jeremias. O Cânon do Antigo Testamento nas igrejas cristãs. Revista Eletrônica Correlatio v. 11, n. 21, p. 163-181, 2012.

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