terça-feira, 8 de agosto de 2017

Uma aproximação dos Evangelhos Gnósticos



SÍNTESE DE TEMAS DOS EVANGELHOS GNÓSTICOS

EVANGELHO DE MARIA

I – Tema do retorno à condição primordial: Evangelho de Maria 4: “22. O Salvador disse: Toda natureza, todas as formações, todas as criaturas existem dentro e entre si, e elas serão resolvidas novamente em suas próprias raízes. 23. Pois a natureza da matéria é resolvida nas raízes da própria natureza.”
II – O desentendimento de Pedro com Maria (EvT 114):  Evangelho de Maria 9: “ 6. Levi respondeu e disse a Pedro: Pedro, tu sempre foste temperado.
7. Agora vejo-te contra a mulher como os adversários. 8. Mas, se o Salvador a dignasse, quem és tu mesmo para rejeitá-la? Certamente, o Salvador a conhece muito bem. 9. É por isso que ele a amava mais do que nós.” Assim como no Evangelho de Tomé, Pedro não concorda que Maria participe do círculo dos apóstolos de Jesus.

EVANGELHO DE FILIPE

I – JESUS:  Há traços de uma cristologia em desenvolvimento. Jesus é considerado consubstancial ao Pai, pré-existente, recebe os títulos de redentor, salvador e libertador. Os termos Cristo/Messias e Nazareno são empregados. A tradição do Filho do Homem aparece também (148).
II – CORPO: “Não tenha medo da carne e nem a ame. Se a temeres, ela te dominará. Se a amares, ela te devorará e paralisará” (149). “No Reino do Céu, as vestes valem mais do que os que as usam” (144).
III – MUNDO: “É melhor sair do mundo antes de pecar” (149). Há uma desconfiança de que o mundo é o lugar do pecado.
IV – ASCETISMO SEXUAL: Valoriza-se o casamento até o ponto de se falar num casamento pós-morte. Porém, desconfia-se de todo contato entre homem e mulher como possibilidade de relação sexual ilícita.
V – SACRAMENTOS: Há uma ênfase nos sacramentos do batismo, crisma, casamento e eucaristia. Os termos redenção e câmara nupcial são entendidos como sacramentos (“mistérios”).
VI – A POSIÇÃO DE MARIA: Maria Madalena é considerada a companheira do Senhor e aquela discípula que era mais amada do que todos os outros (148).
VII – UNIÃO ANDRÓGINA: A separação da mulher do homem fez com que ele experimentasse a morte. Cristo veio para reparar esta separação (151).

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