quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Setianismo e valentinianismo


A LITERATURA VALENTINIANA E SETIANA

José Aristides da Silva Gamito


O cristianismo primitivo era dividido em vários grupos, dentre eles estavam os valentinianos e os setianos. A importância de se estudar esses dois cristianismos é a literatura que deixaram. As duas fontes privilegiadas para o conhecimento das crenças dos setianos e dos valetinianos são as informações dos padres apologistas e dos códices descobertos em 1945 em Nag Hammadi no Egito.
Os padres apologistas apresentam suas ideias como doutrinas falsas, como “heresias”, portanto, é uma biografia contada pelos inimigos. Os textos de Nag Hammadi vieram contrabalancear essas informações, trazendo a voz dos próprios cristãos gnósticos. O cristianismo antigo era mais complexo do que se imagina. A posição ortodoxa sobrevivente é que contou a sua versão e a autenticou. Para fins acadêmicos, se quisermos pesquisar o cristianismo primitivo enquanto fenômeno cultural, temos de revisitar essas vozes silenciadas.
Apresentamos, portanto, os traços característicos e as obras principais das literaturas setiana e valentiana.

Literatura Setiana

Os textos setianos são marcados pela ênfase na história dos descendentes de Set; a doutrina da sabedoria divina, sua queda e restauração; rito batismal; especulações que relacionam Cristo com Set e com Adão e uma visão do mundo de fundo platônico.
As obras setianas foram compostas num período entre 100 a 250.  Segundo John Turner, o setianismo que era uma seita já existente, se cristianizou no século II. Eles identificaram o conceito de Logos com Cristo. Esta noção aparece no Evangelho canônico de João.  As obras refletem esta doutrina sobre Cristo: O Evangelho dos Egípcios, o Apócrifo de João, a Protennoia Trimórfica e Melquisedec.
O Apocalipse de Adão reflete a doutrina setiana do batismo. A contemplação e o êxtase místico são temas das obras Zostrianos, Marsenes, Allogenes e As Três Estelas de Set.

Literatura valentiniana

            As obras que remontam ao próprio iniciador do cristianismo valentiniano são o Evangelho da Verdade, os Salmos, a Epístola de Agatópus, a Espístola dos Anexos, Sobre os Amigos, Sobre as Três Naturezas e Sophia. Há entre estes também o Evangelho de Filipe e a Epístola de Pedro a Filipe. Vários autores valetinianos deixaram suas obras, chegando a constituir uma escola literária como Ptolomeu, Heracleão, Marcos, Teódoto, Florino e Teótimo.
            Este movimento foi atuante até o século IV. Essas obras contêm uma complexa mitologia na qual aparece as figuras de Cristo e da Sabedoria Divina. Para os valentinianos, Cristo era filho da Sabedoria Divina.

Considerações gerais

            Segundo Bart Ehrman, o gnosticismo influenciou doutrinas cristãs que se tornaram ortodoxas. A doutrina da Trindade tem similaridades com a crença gnóstica de várias personalidades para Deus, a noção de integração entre mundo natural e sobrenatural, a ideia de Deus como uma pessoa relacional. Algumas dessas doutrinas são recepções ortodoxas de ideias gnósticas ou são defesas de cosmovisões gnósticas.
            Portanto, a compreensão do cristianismo como um fenômeno social, cultural e histórico depende também dessas fontes gnósticas. Esta é a nossa contribuição para estimular o estudo da literatura do cristianismo primitivo.

Referências
ERHMAN, Bart. The Orthodox Corruption of Scripture. NY: Oxford University Press, 1993.
TURNER, John. Sethian Gnosticism: A literary history. S.d.e.

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