A
LITERATURA VALENTINIANA E SETIANA
José Aristides da Silva Gamito
O cristianismo primitivo era dividido em
vários grupos, dentre eles estavam os valentinianos e os setianos. A
importância de se estudar esses dois cristianismos é a literatura que deixaram.
As duas fontes privilegiadas para o conhecimento das crenças dos setianos e dos
valetinianos são as informações dos padres apologistas e dos códices
descobertos em 1945 em Nag Hammadi no Egito.
Os padres apologistas apresentam suas
ideias como doutrinas falsas, como “heresias”, portanto, é uma biografia
contada pelos inimigos. Os textos de Nag Hammadi vieram contrabalancear essas
informações, trazendo a voz dos próprios cristãos gnósticos. O cristianismo antigo
era mais complexo do que se imagina. A posição ortodoxa sobrevivente é que
contou a sua versão e a autenticou. Para fins acadêmicos, se quisermos
pesquisar o cristianismo primitivo enquanto fenômeno cultural, temos de
revisitar essas vozes silenciadas.
Apresentamos, portanto, os traços
característicos e as obras principais das literaturas setiana e valentiana.
Literatura Setiana
Os textos setianos são marcados pela
ênfase na história dos descendentes de Set; a doutrina da sabedoria divina, sua
queda e restauração; rito batismal; especulações que relacionam Cristo com Set
e com Adão e uma visão do mundo de fundo platônico.
As obras setianas foram compostas num
período entre 100 a 250. Segundo John
Turner, o setianismo que era uma seita já existente, se cristianizou no século
II. Eles identificaram o conceito de Logos com Cristo. Esta noção aparece no
Evangelho canônico de João. As obras
refletem esta doutrina sobre Cristo: O Evangelho dos Egípcios, o Apócrifo de
João, a Protennoia Trimórfica e Melquisedec.
O Apocalipse
de Adão reflete a doutrina setiana do batismo. A contemplação e o êxtase
místico são temas das obras Zostrianos,
Marsenes, Allogenes e As Três
Estelas de Set.
Literatura valentiniana
As obras que remontam ao próprio
iniciador do cristianismo valentiniano são o Evangelho da Verdade, os Salmos, a Epístola de Agatópus, a Espístola
dos Anexos, Sobre os Amigos, Sobre as Três Naturezas e Sophia. Há entre
estes também o Evangelho de Filipe e a
Epístola de Pedro a Filipe. Vários autores valetinianos deixaram suas
obras, chegando a constituir uma escola literária como Ptolomeu, Heracleão,
Marcos, Teódoto, Florino e Teótimo.
Este movimento foi atuante até o
século IV. Essas obras contêm uma complexa mitologia na qual aparece as figuras
de Cristo e da Sabedoria Divina. Para os valentinianos, Cristo era filho da
Sabedoria Divina.
Considerações gerais
Segundo Bart Ehrman, o gnosticismo
influenciou doutrinas cristãs que se tornaram ortodoxas. A doutrina da Trindade
tem similaridades com a crença gnóstica de várias personalidades para Deus, a
noção de integração entre mundo natural e sobrenatural, a ideia de Deus como
uma pessoa relacional. Algumas dessas doutrinas são recepções ortodoxas de
ideias gnósticas ou são defesas de cosmovisões gnósticas.
Portanto, a compreensão do
cristianismo como um fenômeno social, cultural e histórico depende também
dessas fontes gnósticas. Esta é a nossa contribuição para estimular o estudo da
literatura do cristianismo primitivo.
Referências
ERHMAN, Bart. The
Orthodox Corruption of Scripture. NY: Oxford University Press, 1993.
TURNER, John. Sethian
Gnosticism: A literary history. S.d.e.
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