segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Mais um artigo: FILOSOFIA DA RELIGIÃO EM EPICURO, UMA ABORDAGEM NATURALISTA DA CRENÇA EM DEUS

 

Resumo:

A filosofia da religião de Epicuro de Samos procura resolver três problemas sobre a existência dos deuses e sobre a religião pública: a origem da crença na existência dos deuses, a intervenção deles no mundo e a função do culto religioso. Em comparação com a Epistemologia Reformada que discute a racionalidade das crenças religiosas, Epicuro sustenta que a crença na divindade se origina por meio de uma prolépsis natural que sugere que os deuses são felizes e imortais. As teses de Epicuro trazem como consequência uma redefinição da função da religião visto que os deuses não causam malefícios e nem benefícios aos homens e nem interferem no mundo.

 

Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/38866 

terça-feira, 20 de julho de 2021

Tradição Jesus e filosofia grega

 JESUS TEVE CONTATO COM FILÓSOFOS?


Certamente, contato com a finalidade de aprender filosofia, não. Mas é muito provável que ele tenha encontrado esporadicamente com filósofos. O ambiente da Palestina do tempo de Jesus havia sofrido muita influência da civilização helenista. A sudeste de Tiberíades ficava a cidade de Gádara. Nessa cidade, nasceu o filósofo Filodemo no ano 110 antes de Cristo. Os gadarenos eram de cultura grega e estavam sempre em contato com galileus por razões de rotas comerciais. Em Gádara, viveram filósofos de diferentes escolas, Filodemo, por exemplo, era epicurista.

quarta-feira, 31 de março de 2021

Relação de artigos publicados

 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE 2017 A 2020

 

1. GAMITO, JOSÉ ARISTIDES DA SILVA. A recepção do estoicismo no pensamento de Clemente de Alexandria: relações intertextuais entre o Pedagogo e as Diatribes de Musônio Rufo. REFLEXUS: REVISTA SEMESTRAL DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES, v. 14, p. 599-622, 2020.

2. GAMITO, JOSÉ ARISTIDES DA SILVA. A relação entre hermetismo e cristianismo primitivo: uma análise de crenças herméticas no Evangelho de Tomé. PROTESTANTISMO EM REVISTA, v. 45, p. 124-133, 2019.

3. GAMITO, José Aristides da Silva.. Hábito de leitura da Bíblia: Um legado da Reforma Protestante e o surgimento do Mobon na Diocese de Caratinga (MG). SACRILEGENS, v. 14, p. 65-74, 2018.

4. GAMITO, José Aristides da Silva.. Violência e gênero no texto bíblico: O silenciamento das mulheres na Primeira Epístola de Timóteo 2, 9-15. Unitas, Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, v. 6, p. 1-12, 2018.

5. GAMITO, JOSÉ ARISTIDES DA SILVA. Discutindo o gênero literário do Evangelho de Tomé: Os Evangelhos de Sentenças. REFLEXUS: REVISTA SEMESTRAL DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES, v. 12, p. 419-435, 2018.

6. Aroldo Mira Pereira; JESUS, Ludson Gonçalves de; MENDES, Adonai Moura; SANTOS, Leonardo Henrique; SENA, Marcus Vinicius Leão; GAMITO, José Aristides da Silva. . A Leitura da Bíblia no Pentecostalismo a partir da Estética da Recepção. Unitas, Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, v. 5, p. 2-11, 2017.

7. GAMITO, José Aristides da Silva. A mulher no Evangelho de Tomé: Uma análise da questão de gênero a partir do logion 114. Unitas, Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, v. 5, p. 180-189, 2017.

8. GAMITO, José Aristides da Silva. Uma teodiceia ireneana: As contribuições de John Hick acerca do problema do mal. REVISTA BRASILEIRA DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO, v. 4, p. 51-59, 2017.