quarta-feira, 21 de março de 2018

Evangelhos da Paixão


AS NARRATIVAS DA PAIXÃO DOS EVANGELHOS DE PEDRO
E DE NICODEMOS

THE NARRATIVES OF THE PASSION OF THE GOSPELS OF PETER
  AND NICODEMUS

José Aristides da Silva Gamito


Pintura de Andrea Mategna (1549).

Introdução

Além das narrativas da condenação e morte de Jesus dos evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João), houve na antiguidade mais dois evangelhos que contaram esses fatos. São eles os Evangelhos de Pedro e de Nicodemos. Que textos são esses? As narrativas são semelhantes. Elas vêm para contar algum ponto ou curiosidade sobre o processo da morte de Jesus que não há nos outros textos. Isso se os consideramos como dependentes dos evangelhos canônicos.
Para as ciências das religiões esses textos são interessantes porque sua análise nos faz perceber como foi politizada a morte de Jesus no início do cristianismo. Como qualquer figura pública, há muitas posições sobre sua morte. Ela pode ser interpretada como por motivos religiosos ou políticos, a culpa pode ser dos romanos ou a culpa pode ser dos judeus. Muitos textos acusaram os judeus de deicídio. Além disso, a catequese antiga passou a dar um sentido místico para a morte de Jesus. Daí nascem as cristologias.
Neste breve artigo, apresentaremos os Evangelhos de Pedro e de Nicodemos como testemunhos extracanônicos do processo de condenação e de morte de Jesus.

1.    Evangelho de Pedro

O Evangelho de Pedro foi descoberto entre 1886 e 1887 em Akhmîm, no Egito. Ele foi publicado pela primeira vez em 1892. O texto não apresenta título, mas o autor se identifica como Pedro.[1] Na História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia há menção a este texto. Eusébio diz que Serapião escreveu uma obra Sobre o Evangelho de Pedro. A obra de Serapião rejeita o evangelho como escrituras e informa que era utilizado pelos docetistas.[2]
Este evangelho descreve as últimas cenas da vida de Jesus e suas primeiras aparições depois de ressuscitado. As narrativas são muito próximas aos evangelhos canônicos. O autor se preocupa muito em engrandecer a figura de Jesus diante dos pagãos, exalta Pilatos e transfere a responsabilidade da condenação de Jesus para Herodes.[3]
Apesar de haver paralelos com o texto nas primeiras décadas do século II, a sua composição só pode ser fixada por volta de 150. Segundo o testemunho de Serapião, o texto circulou durante algum tempo na região de Rhossos. Seu ambiente de composição deve ser a Síria.[4]

2.    Evangelho de Nicodemos

Trata-se de um evangelho mais tardio datado do século V. Na Apologia de Justino existe a menção dos Atos de Pedro. Este texto pode ser uma das partes que compõe o evangelho. Porém, não há testemunhos seguros de que a obra existisse antes porque o fragmento mais antigo é do século V.[5]
O texto é divido em três partes: a) Narra a crucificação, morte, ressurreição e ascensão de Jesus (capítulos 1 a 11); b) Testemunhos sobre a ressurreição; c) a descida de Jesus à mansão dos mortos. A terceira parte é uma obra completamente diferente e é datada do século II. O título Evangelho de Nicodemos foi dado somente no século XIII. A primeira edição moderna do texto é de 1804.[6]

3.    Conclusões

     Esses textos combinam vestígios históricos com a imaginação popular. Eles representam como as pessoas receberam e ressignificaram as histórias sobre Jesus. A politização está muito presente nestes textos. É forte a polêmica contra os judeus. Muitos textos engrandecem Jesus diante da sociedade romana para justificar a fé cristã.

Referências

OTERO, Aurelio de Santos. Los Evangelios Apocrifos. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1985.

CESAREIA, Eusébio de. História Eclesiástica. Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo: Novo Século, 2012.

ILONA, Nagy. The Roasted Cock Crows: Apocryphal Writings (Acts Of Peter, The Ethiopic Book Of The Cock, Coptic Fragments, The Gospel Of Nicodemus) And Folklore Texts. Disponível em: < http://haldjas.folklore.ee/folklore/vol36/nagy.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2018.








[1] OTERO, Aurelio de Santos. Los Evangelios Apocrifos. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1985, p. 375-93.
[2] Cf. Livro VI, capítulo XII, da História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia (CESAREIA, Eusébio de. História Eclesiástica. Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo: Novo Século, 2012).
[3] OTERO, 1985, p. 375-93.
[4] OTERO, 1985, p. 375-93.
[5] ILONA, Nagy. The Roasted Cock Crows: Apocryphal Writings (Acts Of Peter, The Ethiopic Book Of The Cock, Coptic Fragments, The Gospel Of Nicodemus) And Folklore Texts. Disponível em: < http://haldjas.folklore.ee/folklore/vol36/nagy.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2018. P. 8-9.
[6] ILONA, 2018, p. 9.

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